Páginas

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Balanço do Natal e do ano de 2016

Do Natal...

Como já disse em alguns comentários que fui fazendo, o Natal voltou, para mim, a ter "aquela" mistica... "aquele" entusiasmo e brilho nos olhos...
O Natal, é o Natal! Para mim, mesmo nos anos em que teve menos encanto era "A" festa...
Em pequena era em casa da minha avó, todos reunidos à volta de uma mesa farta! Ainda hoje não sei bem como cabiamos tantos naquela salinha tão pequena! Mas cabiamos e cabiamos bem!
Prendas? Sempre tive... Não posso precisar se eram muitas ou poucas... sei que a hora de ir espreitar o sapatinho em cima do fogão em casa da minha avó (que era o único sitio onde havia chaminé) era mágico e estava lá sempre qualquer coisa! Depois havia mais, que eu não sabia bem de onde vinham, mas sei que gostava...

Dessa época, não me lembro de nenhum presente em especial... Lembro-me de estarmos reunidos, lembro-me da comida, de jogarmos ao RAPA e ao loto...

Sempre passei o Natal em família... A época com menos encanto foi algures nos tempos universitários... Nem sempre se juntava a família toda, a família do meu marido (na altura namorado) não ligava/celebrava o Natal... Foi uma altura de algum vazio...

Uns anos mais tarde, apesar de afastamentos, divergências e outras coisas da vida, nasceu a minha filha (a primeira) e o Natal magicamente voltou a fazer sentido, o vazio que tinha ganho voltou a ser preenchido...
A família voltou a reunir-se toda, e assim tem sido...
Há sempre prendas para todos, mas não são as prendas que fazem a diferença... As pessoas presentes fazem essa diferença! Não precisamos de pensar todos da mesma forma, precisamos de nos unir, e para mim, o Natal é isso, é uma das alturas do ano em que nos reunimos, haja o que houver!

Quanto a 2016... Foi um longo ano, que passou rápido, em que ganhei, em que perdi... Foi o primeiro ano de funcionamento pleno da estufa, Foi o ano em que engravidei e perdi o bebé, e engravidei novamente (hoje com 27 semanas de gravidez). Aprendi muito sobre mim, sobre o que quero para mim e para os meus... Sobre o que realmente importa e tem valor, e o valor que tenho dado/quero dar ao que é acessório... Aprendi a dizer mais vezes Não e a dar importância ao que realmente é importante...

Sei que 2017 vai ser especial!
Espero continuar a construir-me, a descobrir-me, a ser Feliz junto dos meus!
Espero continuar por este cantinho a partilhar o que aparecer...
Espero que a Horta cresça e amadureça e que dê frutos...

Se não acontecer nada do que disse acima, que estejamos juntos!
Até breve!

Que venha 2017, carregado de oportunidades e esperança! Que cada dia seja um recomeço melhor que o anterior!

Ps. Espero que gostem do novo visual do blog!

16 comentários:

  1. Já tinha reparado no novo visual, gostei, uma golfada de ar fresco é necessário às vezes.
    Desejo-te tudo de bom para o novo ano que se aproxima, muitas felicidades e que todos os teus sonhos se tornem realidade.
    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui este blog estava a precisar de um "ar novo", estava muito virado para a horta, mas a horta agora tem nova casa e novo Blog da Horta da Minhoca.
      Este cantinho voltou à sua essência, a família, o que vamos ou não fazendo...
      Venha 2017 com todas as suas oportunidades e veremos como se vai "portar" o blog...
      Feliz 2017 e obrigada pela companhia!

      Eliminar
  2. Belo balanço de um ano especial. A maternidade, o começo da vida...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade!
      Obrigada pela visita!
      Beijinhos e bom 2017!

      Eliminar
  3. Um ano de 2017 GRANDIOSO e com mudança no nome do blog para 5e1gato. Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      Essa será uma mudança a acontecer lá para Março (se for confirme esperado) mas só vai ser alterado o título, o endereço vai manter-se :)
      Que 2017 traga tudo o que desejas junto dos que mais amas!
      Beijinhos!

      Eliminar
  4. Olá, há novidades por aqui :) Novo layout, muito giro.
    Identifico-me muito com o que dizes neste texto, tanto sobre o Natal como sobre o crescimento pessoal.
    Nat, que 2017 seja um excelente ano para ti e toda a tua família e que seja a continuação do sucesso do ano anterior.
    Beijinhos :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Catarina!
      Retribuo em dobro os teus votos para 2017!
      Que tudo corra da melhor forma possível!
      Beijinhos!

      Eliminar
  5. Um feliz 2017 para ti e para os teus!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Paula!
      Para vocês também!
      Beijinhos!

      Eliminar
  6. Adorei o novo visual do blog! E aproveito para vos desejar um óptimo 2017, com tudo de bom, cheio de brilho e magia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Margarida!
      Que continuemos a sonhas e a acreditar! Quando assim é o brilho e a magia perduram!
      Beijinhos e um óptimo 2017 para ti e para os teus!

      Eliminar
  7. Oxalá!
    Para ti e para o novo bebé , o melhor!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Que 2017 seja uma ano muito especial com muitos projectos concretizados e uma familia linda reunida.
    Beijinhos
    Feliz 2017!

    ResponderEliminar