Páginas

sexta-feira, 5 de junho de 2015

O inicio da nossa horta...

Foi assim que começou a nossa "horta familiar comunitária"...

A forma como começou já tinha sido contado aqui, no blog da Joana...

Eu em tempos já tinha tido um talhão numa horta urbana, no parque da cidade, mas com a segunda gravidez e sem imunidade à toxoplasmose, não era suposto mexer em terra... E de acordo com os regulamentos das hortas urbanas, eu tinha que ir lá e tratar das coisas... Lembro-me da tristeza do meu vizinho de horta quando lhe disse, o Sr. João, que me ensinou muito da terra (bem mais do que o curso que foi necessário tirar para me poder candidatar à horta)... e do seu "canteiro" sempre tão bonito e viçoso... Também me ajudava a tratar da minha hortinha... com os seus saberes... Sempre prestável... Quer ele, quer a sua esposa...
Mas tive que desistir da horta urbana... Com tristeza... pois a horta já produzia uns quantos legumes que utilizávamos no dia a dia...
Mas também vinha aí um outro bebé... e "a vida agora era outra"... Seria tudo diferente... Provavelmente não teria mesmo tempo para a hortinha...

A minha ideia e "vontade de terra" ficou suspenso... em espera...

Até que num fim de semana de Março, a Joana, cunhadinha, se põe a falar em fazer uma horta... e a minha "vontade de terra" agitou-se logo, mostrou logo que ainda estava ali, apenas adormecida, à espera de uma oportunidade para voltar...

Lembro-me de lhe dizer qualquer coisa do género "não fales muito nisso, senão ainda me convences"...

Fui para casa pensar nisso... Acho que na altura nem dormi direito... 

Continuamos com os princípios de agricultura biológica que tinha nas hortas urbanas, mas com algumas "mordomias", tais como a rega automática 2 vezes ao dia... Assim consigo "tratar da horta" apenas ao fim de semana, sem grandes preocupações, e sem dar trabalho ao Sr. João...

Fica aqui uma foto do primeiro dia de horta, que encontrei aqui perdida pelo telemóvel...

identifiquei as hortas... e vê-se a Joana a começar as plantinhas dela... e a M.C. dona da mini-horta das flores muito atenta ao que se passa...

O que a horta já evoluiu no espaço de 1 mês...

Horta da J. - Mini horta de flores e a minha horta...
Se tratarmos bem a terra, ela trata bem de nós...

Sem comentários:

Enviar um comentário